Quando você está sobrecarregado com trabalho, é possível experienciar algo conhecido como Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional.
A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa é o estresse causado pelo excesso de trabalho.
A Burnout é identificado através de severas alterações no humor e comportamento. Alguns de seus sintomas mais característicos são:
- Agressividade;
- Isolamento;
- Depressão;
- Dificuldade de concentração;
- Lapsos de memória;
- Ansiedade;
- Mudanças bruscas de humor;
- Irritabilidade;
- Baixa autoestima;
- Dores de cabeça e enxaquecas;
- Dores musculares;
- Insônia;
- Palpitação;
- Pressão alta;
- Cansaço;
- Crises de asma;
- Sudorese;
- Distúrbios gastrintestinais
Caso seis ou mais desses sintomas sejam verificados, é de extrema importância que se procure um profissional de saúde, uma vez que os danos causados a longo prazo pela Burnout podem prejudicar permanente a saúde e a vida social de quem sofre com a síndrome.
Não existe um plano exato de prevenção, mas é possível diminuir as chances de ter a Síndrome de Burnout se você: diminuir fatores de estresse, manter uma dieta balanceada, beber água, praticar exercícios físicos frequentemente, manter sua agenda organizada, e dormir no mínimo 7 horas por noite.
O tratamento para Síndrome de Burnout deve incluir psicoterapia e, em casos específicos, a medicação, que deve ser prescrita por um profissional de saúde da área de psiquiatria.